O Município

A História de Capetinga

Sua história inicia-se em meados do século XVIII, durante o Ciclo do Ouro, no povoado de São Carlos do Jacuí (atual município de Jacuí),na época era um dos mais importantes centros de mineração do Sul de Minas.

Por volta do século XIX, surge ali o povoado de São Sebastião do Paraíso, emancipado em 1873. Já na primeira década do século XX, nasce o povoado de São José da Capetinga – Atual capetinga, que teve no garimpo de ouro e diamante e na produção de café suas principais fontes de riqueza. 1910 ano em que foi celebrada a primeira missa no dia de São José. Dois meses depois, no mesmo local, foi lavrada a escritura que doava ao patrimônio da futura capela com três alqueires, à margem direita do ribeirão Capetinga.

Em o 1923 Capetinga foi desmembrada de São Sebastião do Paraíso. Em 1938, durante o Estado Novo, criou-se o município. Capetinga, segundo dados da prefeitura local, significa – capeva – erva, capim; e tinga – que cheira mal. Mas, segundo outras fontes, capetinga é formada por caapeb-tinga e significa folha rasteira branca. Fonte: Secretaria da Cultura do município de Capetinga.

A microrregião da Mogiana Mineira, onde está incrustado o município, teve nos bandeirantes paulistas seus principais desbravadores, e no movimento migratório provocado pelo empobrecimento das regiões auríferas, a povoação de seu território. Por volta de 1830, o solo era coberto por extensas matas quando ali se estabeleceram o Capitão Antônio Teodoro de Souza, Francisco Peixoto e os irmão Custódio e Gabriel Rodrigues da Silva, tidos como fundadores da povoação cujo nome teria sido São José da Capetinga. Formando sua propriedade usando o trabalho braçal de escravos, o Capitão Antônio Teodoro provocou a vinda de novos moradores como Juvêncio Rodrigues da Costa, Feliciano Ferreira Pinto, Joaquim Antônio do Nascimento e outros, todos oferecendo inteira colaboração ao novo núcleo populacional. O capitão tinha total controle do povoado. Abriu estadas ligando Capetinga a cidades mineiras e paulistas. Orientado pelo Cônego Heriberto Goetersdarfar, vigário da cidade de Cássia, formou uma Comissão para adquirir terreno e construir a capela. A 2 de setembro de 1910 era rezada missa solene para inauguração do templo. A partir daí a povoação muito cresceu e, em 1938, recebeu o nome de Capetinga.

Formação Administrativa

Distrito de Capetinga, criado por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, tendo por sede o povoado de S. José do Capetinga que tomou a denominação distrital desmembrado do Distrito de Goianases, do Município de S. Sebastião do Paraíso. Por efeito da citada Lei, o Distrito de Capetinga figura no Município de S. Sebastião do Paraíso. O Distrito de Capetinga foi instalado em 4 de outubro de 1925. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Capetinga figura igualmente no Município de S. Sebastião do Paraíso. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938.Pelo Decreto-lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o Município de Capelinha com os Distritos de Capetinga e Goianases, desmembrados do Município de S. Sebastião do Paraíso. Em 1939-1943, o Município de Capetinga é composto dos Distritos de Capetinga e Goianases – e pertence ao têrmo e comarca de S. Sebastião do Paraíso. Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943 que fixou o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o Município de Capetinga ficou composto igualmente dos Distritos de Capetinga e Goianases – e continua a pertencer ao têrmo e comarca de S. Sebastião do Paraíso. Permanece composto dos Distritos de Capetinga e Goianases nos quadros fixados pelas Leis nº 336, de 27-XII-1948 e 1039, de 12-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 195401958, comarca de S. Sebastião do Paraíso. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 – VII -1960.

Fonte IBGE.